Deixe um comentário

O MERCADO CENTRAL HOJE

O Mercado Central hoje

Por: Elis Captein

Uma mistura de religiosidade, cultura popular, tradição e contemporaneidade fazem do Mercado Central de Belo Horizonte um dos cantinhos mais aconchegantes da cidade. Onde encontramos as iguarias da culinária local, moda, artesanato típico, além de inúmeros serviços distribuídos pelas mais de 400 lojas.  Podemos ressaltar também, o ponto de encontro como, bares e restaurantes com degustação de famosos tira-gostos e cerveja gelada.

Com seus 82 anos de história o Mercado Central pode ser considerado uma das grandes atrações da capital mineira. Podendo assim nos 14.000m²  conhecer um pedacinho de toda Minas Gerais. Tendo um excelente espaço para passear,comer deliciosos pratos típicos e se perder nas pequenas alamedas onde pode-se ver e comprar de quase tudo como flores, queijos, doces, souvenires, embalagens, fumo-de-corda, frutas e legumes frescos, ração humana, ervas, animais de estimação e aves. Tudo isso você encontra no Mercado Central.

O andar de cima é quase todo dedicado às lojas de artesanato e pode-se encontrar as namoradeiras tão típicas de MG. O Mercado é muito popular por seus bares com petiscos típicos como o fígado com jiló e cerveja gelada. Aos sábados e domingos há uma grande variedade de público em seus pequenos corredores.

.Se quiser investir na saúde vai ter facilidade para encontrar suplementos alimentares. No entanto, é das ervas medicinais o título das mais procuradas. São cerca de 30 lojas dedicadas aos fitoterápicos. Se a cura procurada é para a alma, além da Capela que abriga a imagem da Virgem de Fátima, são vendidos diversos artigos religiosos para as mais variadas crenças. Democracia que também se estende ao universo étnico-além de vários “pedacinhos” de Minas, o Mercado abriga pequenas representações de culturas estrangeiras. No corredor de peças vindas da Índia, você encontra também o melhor da gastronomia árabe, um dos lugares preferidos da compositora Amanda Prates.  “O kibe daqui é delicioso, diferente, feito exatamente como nos países árabes”, elogia. 

Hoje,  o Mercado Central faz parte do cotidiano de muitos mineiros de várias idades e classes sociais, tornando-se um ponto turístico de BH. É o lugar onde a identidade do mineiro se revela. O Mercado para os mineiros é uma maravilha! Não tem como explicar … Pois ele mora no coração de todos os belorizontinos. E para os turistas , não tem como vir a BH e não conhecer o Mercado. Se você já conhece…Vale voltar! Se não…Venha  conhecer a experiência é única.

A seguir, veja a entrevista com Douglas:

Foto por Patrik Lima

Foto por Patrik Lima

Deixe um comentário