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Uma Nova Via Expressa

Por Sofia Somerlate

O complexo da Lagoinha conta com diversas estruturas viárias. Com o rápido crescimento da cidade de Belo Horizonte, logo, esse sistema tornou-se antiquado, necessitando assim de obras para acompanhar a demanda. A capacidade do complexo foi aumentada pelo alargamento das vias da Avenida Antônio Carlos, o que segundo Geraldo Cândido, geógrafo da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), diz ter contribuído para a diminuição do congestionamento do trânsito naquela região, além de resultar numa maior segurança para ele e os outros motoristas, pois como o trânsito ficava parado, quem dirigia ficava imobilizado para qualquer ataque, mas agora, com o trânsito fluindo melhor, os motoristas dirigem mais tranquilos. Essa obra foi inaugurada em 2010 e contou ainda com um projeto paisagístico.

A obra de duplicação da Antônio Carlos transformou a avenida em uma nova “Via Expressa”. A tentativa de fazer dela uma via rápida e de maior mobilidade, é um esforço para que Belo Horizonte tenha condições estruturais de receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. Independentemente do exposto, faz-se necessário que o poder público fique em permanente acompanhamento das condições de tráfego no bairro, que faz uma ligação direta com o centro e a região Norte da cidade, não apenas nas vésperas de grandes eventos, mas sim, em um procedimento de rotina.

A obra melhorou a conexão Leste-Oeste nos dois sentidos, contribuindo com o aumento da velocidade média do tráfego em horários de pico. Ainda segundo Geraldo, nesse horário ele demora por volta de 30 minutos para chegar ao trabalho, que localiza-se no Centro da cidade, e em horário normal, gasta em torno de 10 minutos. Afirma ainda, que os horários mais complicados são dos de saída e chegada do trabalho, pela manhã e a noite.

Apesar de todas as melhorias, a cidade não tem condição de crescer junto com o número de carros que estão sendo vendidos. A sociedade precisa se concientizar e pensar em formas de diminuir o fluxo intenso de carros nas ruas como, por exemplo, passar a ir com mais de uma pessoa em um carro fazendo um rodizio de carros . Com a ajuda do governo para melhoria no sistema de transporte coletivo, poderia também ser um meio mais utilizado, tornando mais fácil para todos a locomoção dentro da cidade sem uma superlotação das vias. Com um pensamento solidário, termos uma lagoinha melhor, uma cidade melhor, um país melhor, um mundo melhor.

Saída do Viaduto da Lagoinha na Avenida Antônio Carlos, ao fundo, à esquerda, antigo prédio da UNIBH.
Foto e video de Patrick Lima


Trânsito na Avenida Antônio Carlos, próximo ao viaduto Senegal

Conversamos com Miguel Laper, 19, estudante de Engenharia Metalúrgica, que nos falou um pouco do trânsito que ele enfrenta todos os dias para ir para a faculdade.

Repórter e edição: Paulo Víctor

Filmagem: Sofia Somerlate

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